domingo, 13 de junho de 2010

PREFEITOS DE CERRO CORÁ - RN

1º PREFEITO:
CAPITÃO SEVERINO BEZERRA DE ANDRADE (Prefeito nomeado)
Empossado em: 30 de janeiro de 1954.
Depois da Lei nº 1.031 de 11 de Dezembro de 1953, foi nomeado um prefeito para presidir os destinos de Cerro Corá. Tal como previa o Decreto-Lei, o novo município seria governado por um prefeito escolhido pelo Governador do Estado até haver ali eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores de modo institucional
2º PREFEITO:
SÉRVULO PEREIRA DE ARAÚJO (Primeiro prefeito constitucional)
Vice - prefeito: José Justiniano de Melo
Empossado em: 02 de março de 1955.
Sérvulo Pereira já era chefe político de grande projeção em toda a região, mesmo antes de eleger-se prefeito desta cidade. Filho expoente da tradicional família Pereira de Cerro Corá e industrial, tinha empreendido muitos progressos na localidade. Foi um dos homens mais abastados do seu tempo.
3º PREFEITO:
BEVENUTO PEREIRA FILHO
Vice - prefeito: José Walter Olímpio
Empossado em: 31 de Janeiro de 1960.
O Prefeito Bevenuto pereira era tio de Sérvulo Pereira, e dava assim consistência à oligarquia da família Pereira em Cerro Corá. No entanto faleceu na cidade de Natal em 24 de Julho de 1960, antes de encerrar essa administração.
4º PREFEITO:
JOSÉ WALTER OLÍMPIO
Empossado em: 25 de Julho de 1960.
O Sr. José Walter Olímpio assumiu a Prefeitua de Cerro Corá no mesmo ano de 1960, para concluir o mandato do Prefeito Bevenuto Pereira Filho. O mesmo concluiu sem mais imprevistos sua admnistração.
5º PREFEITO:
SERVULO PEREIRA DE ARAÚJO
Vice - prefeito: Francisco Pereira de Araújo
Empossado em: 31 de janeiro de 1965
Era candidato a vice-prefeito pela chapa de Sérvulo Pereira, o Cel. Severino Bezerra de Andrande. Mas uma divergência de família mudou o rumo de sua eleição. Francisco Pereira, irmão de Sérvulo Pereira, em protesto candidata-se a vice - prefeito e ganhou a eleição para este posto por 54 votos.
6º PREFEITO:
MANOEL ANTUNES DE MELO
Vice - prefeito: José Julião Neto
Empossado em: 31 de Janeiro de 1966.
O Sr. Manoel Antunes de Melo candidatou-se à Prefeitura de Cerro Corá por intermédio de Sérvulo Pereira. Ele era pouco conhecido e não tinha vínculos com a cidade. Em decorrência dos desmandos dessa administração, decretou-se uma intervenção do Governo do Estado no município. Isto se deu após ouvirem o Tribunal de Contas. Era Governador o Dr. Cortez Pereira, primo de Sérvulo Pereira.
Para substituir esse prefeito nomeou-se o Major PM Virgílio Tavares da Silva, o qual assumiu o cargo em 29 de Julho de 1972.
7º PREFEITO:
FRANCISCO PEREIRA DE ARAÚJO
Vice - prefeito: Lourival Bezerra da Costa
Empossado em: 31 de Janeiro de 1973.
O Prefeito Francisco Pereira (Pereirão) era filho do Cel. Thomaz Pereira e irmão de Sérvulo Pereira. Nasceu em 10 de outubro de 1915, casando-se em 1938 com a Srª. Elza Batista Pereira.
Concluiu com bom êxito essa administração política.
Acometido por uma insuficiência cardiáca, faleceu em sua residência na Rua Sévulo Pereira 111, no dia 06 de Dezembro de 1984.
8º PREFEITO:
JOÃO BATISTA DE MELO FILHO
Vice - prefeito: José Rodrigues dos Santos
Empossado em: 31 de Janeiro de 1977.
Eleito pelo MDB em 15 de novembro de 1976. Era a primeira vez que a oposição vencia em Cerro Corá. Quebrava-se em João Batista a hegemonia política da oligarquia Pereira. A partir daí João Batista inauguraria uma série inimaginável de recordes, entrando para a história de Cerro Corá como um de seus maiores líderes políticos.
9º PREFEITO:
JOSÉ LUIZ DE AZEVEDO
Vice - Prefeito: José Albino de Assis
Empossado em: 01 de Fevereiro de 1983.
José Luiz de Azevedo eleito pelo PMDB, esteve a frente dos destinos de Cerro Corá até 31 de dezembro de 1988.
10º PREFEITO:
JOÃO BATISTA DE MELO FILHO
Vice - prefeito: Lourival Pereira da Silva
Empossado em: 01 de Janeiro de 1989.
Eleito prefeito pela segunda vez, ficou à frente da Prefeitura até 31 de dezembro de 1992.
11º PREFEITO:
RAIMUNDO SOARES DE BRITO
Vice - prefeito: Clidenor Pereira de Araújo
Empossado em: 01 de Janeiro de 1993.
Dividiu a sua administração com o Sr. Clidenor Pereira de Araújo, sendo ambos do PDS, este último filho da tradicional família Pereira.
12º PREFEITO:
CLIDENOR PEREIRA DE ARAÚJO
Vice - prefeito: Edna Maria Pereira de Lira
Empossado em: 01 de Janeiro de 1997.
Voltava a governar Cerro Corá um legítimo filho da tradicional família Pereira. O prefeito Clidenor Pereira era do PPB.
A dramática ruptura entre ele e sua vice, deu início a um momento histórico de conflitos e protestos em todo município
13º PREFEITO:
JOÃO BATISTA DE MELO FILHO
Vice - prefeito: Ana Maria da Silva
Empossado em: 01 de Janeiro de 2001.
Nas eleições de 2000, "Joãozinho", como é popularmente conhecido, voltaria a ser prefeito de Cerro Corá. Teve maioria esmagadora em todas as urnas. Foi a vitória mais glamorosa que a cidade conquistou desde sua emancipação dada em 1953.

Natural de Cerro Corá-RN, nascido a 12 de outubro de 1946, filho de João Batista Melo e de Cícera Bezerra de Melo. Casado com TEREZINHA MATILDES DE ARAÚJO e pai de três .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.